sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

117 ANOS DA ACADEMIA PERNAMBUCANA DE LETRAS







A Academia Pernambucana de Letras realiza no próximo dia 29, às 19h30, em sua sede na Avenida Rui Barbosa, no Recife, uma sessão comemorativa pelos 117 anos de fundação da entidade cultural.

Na oportunidade serão entregues prêmios aos que se destacaram na área literária, em 2017 e será lançado o número 46 da Revista da Academia.

No final,  haverá nos jardins apresentação do Bloco das Flores e do Bloco Lírico Carnaval Poeta. 

Edson Mendes, vencedor do Prêmio APL Poesia 2017, com o volume inédito “Quase Poesia”, está entre os premiados.


O poeta destacado acima integra o núcleo de Garanhuns da União Brasileira de Escritores.

*Foto: Academia Pernambucana de Letras, Jornal do Comercio


Fonte:Blog de Roberto Almeida


terça-feira, 16 de janeiro de 2018

UBE 60 ANOS




 A União Brasileira dos Escritores de Pernambuco UBE, foi fundada em 17 de janeiro de 1958, nas dependências de  O Gráfico Amador, no Recife em decorrência de uma campanha liderada pelo escritor Paulo Cavalcanti, que se tornou seu primeiro presidente. A UBE foi produto da transformação da Associação Brasileira de Escritores  ABDE, entidade criada em 1945,com seccionais em São Paulo,Rio de Janeiro e Pernambuco.
Abelardo da Hora, o poeta e artista plástico,criador do atelier Arte Moderna e do ambiente que propiciou a geração de movimentos como o Movimento de Cultura Popular e  Teatro Popular do Nordeste, foi presidente da ABDE, que contou com a participação de Paulo Cavalcanti, Carlos Pena Filho, Parmínio Asfora, Maurílio Bruno e Clóvis Melo.
A ABDE sofreu cisão em 1950, o que levou Paulo Cavalcanti a criar a UBE, e assim recompor a unidade fragmentada dos escritores. Surgindo com a denominação “União”. 
Carlos Pena Filho foi aclamado presidente da Assembleia Geral e organizou os eventos que constituíram a primeira Diretoria eleita: Paulo Cavalcanti  presidente, Carlos Moreira  1º vice, Cesário de Melo  2º vice, Mauro Almeida  1º secretário, José Gonçalves de Oliveira  2º secretário, e Edmir Domingues  tesoureiro.
Suas atividades foram suspensas durante o período da Ditadura de 1964.Em 1984, uma grande campanha liderada pelo grande  escritor  Paulo Cavalcanti, a UBE ressurge novamente com força novamente.A sede foi uma sala no Espaço Pasárgada, na Rua da União.Recebeu, inicialmente em comodato, da Prefeitura do Recife, na gestão do prefeito Gilberto Marques Paulo, que sancionou a Lei 15.740/92, um casarão na rua de Santana, 202, Casa Forte, onde instalou sua sede própria, a Casa do Escritor Pernambucano, e que, agora, passa pelo processo final da doação, autorizada pela Lei 16.631/2000 de autoria do então vereador Admaldo Matos e sancionada pelo prefeito Roberto Magalhães.
Atualmente,a UBE tem como seu Presidente o escritor Alexandre Santos ,que vem desenvolvendo um maravilhoso trabalho de articulação literária,sempre buscando a valorização dos escritores.Em 2017 a UBE realizou uma grande campanha de expansão nacional,com a criação de secções estaduais e núcleos municipais.
Me sinto feliz por estar à frente de um núcleo da UBE,nele tenho a possibilidade de aprender cada vez mais e também o privilegio  de descobrir grandes talentos.Festejamos com grande alegria 60 anos de uma instituição tão grandiosa ,que sempre buscou oportunizar através da literatura.


                                                                                                Jose Renato Siqueira   



Postado por:Jose Renato da Silva Siqueira