O site de apoio noticioso Google News foi restruturado para passar a usufruir das capacidades da inteligência artificial.
Durante o evento I/O, a Google apresentou uma remodelação do Google News, a sua plataforma agregadora de notícias dos vários canais de informação espalhados pelo mundo. O destaque vai para a utilização de inteligência artificial para ajudar a ordenar e organizar a informação, tornando mais fácil e direto o acesso às notícias.
A nova plataforma visa ainda "separar o trigo do joio", ou melhor, discernir entre todo o conteúdo variado o que é ruído, salientando a informação proveniente de jornalismo de qualidade, numa experiência unificada. Isto significa que os utilizadores passam a controlar melhor as temáticas e notícias que mais têm interesse, mas também os assuntos que marcam a atualidade em todo o mundo.
O sistema utiliza a inteligência artificial para manter o fluxo de informação assim que chega à internet, analisando em tempo real as milhares de páginas, mensagens no Twitter, comentários de utilizadores, análises e os vídeos que são submetidos nos respetivos canais de informação. Estas são depois organizadas e agrupadas por histórias.
Para os utilizadores ou jornalistas que prefiram aprofundar os assuntos, o serviço oferece uma opção para aceder a mais detalhes, cruzando diferentes fontes de informação sobre o tema. As fontes em quem confia podem também ser organizadas na funcionalidade Newstand, para que possa receber rapidamente notificações com as atualizações.
De forma a ajudar a afinar e a treinar a IA que suporta as fontes do Google News, o sistema permite agora que os utilizadores possam subscrever imediatamente através das suas próprias contas na Google, sem a necessidade de formulários, utilização de cartões de crédito ou definições de palavras-passe.
A aplicação Google News chega na próxima semana, no Android e iOS, assim como uma versão desktop, disponível em 127 países.
FONTE:
http://www.abjornalistas.org/page.php?news=5401
Nenhum comentário:
Postar um comentário