segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

MENSAGEM DO NOSSO PRESIDENTE NATANAEL VASCONCELOS



                             Mais um ano termina!

Momento para relembrarmos tudo que aconteceu e agradecermos a Deus pela graça alcançada por mais um ano de vida; por nossa saúde e dos nossos familiares e amigos; pelos sucessos obtidos e tantas outras coisas que só Ele pode nos proporcionar. Agradecermos aos nossos familiares: pais, filhos, irmãos, netos, sobrinhos, pelo amor que nos une e pela dedicação de cada um.

Agradecermos aos amigos pela amizade sincera, pela confiança e pelos momentos juntos, na alegria ou na tristeza. Aos colaboradores: funcionários, parceiros e clientes pelo empenho de cada um.

Mas, também devemos agradecer pelos fracassos, pois, deles tiramos ensinamentos.
                       Um novo ano se aproxima!

Momento para desejarmos sucesso, saúde, paz e muita felicidade no ano que se aproxima.

Que o ano novo venha repleto de tudo que desejamos para você e sua família.

Feliz Ano Novo!
Feliz 2019.



Natanael e família.

CONHEÇA O ESCRITOR DE GARANHUNS QUE PODE SER O NOVO PRESIDENTE DA UBE NACIONAL



Renato Siqueira, Contador, escritor, Jornalista e tesoureiro da UBE.  Jovem de muita experiência na área de administração, foi o primeiro presidente do Núcleo da UBE-Garanhuns, mandato de 02 anos, se destacou pela sua atuação a frente da entidade literária, tanto em Pernambuco, quanto nos Estados vizinhos como por exemplo, Alagoas.
Comprovada a sua experiência em eventos literários e com uma grande facilidade em ampliar articulações, em busca sempre do crescimento e da valorização dos escritores seu nome logo ganhou destaque e confiabilidade entre os membros da UBE (União Brasileira de Escritores).
Renato Siqueira é candidato a Presidência da UBE e apresenta uma chapa composta por grandes líderes da literatura de todo Brasil, intitulada UNIÃO PELAS LETRAS SE RENOVA, já conta com o apoio de grandes escritores brasileiros para o pleito de 17 de janeiro, data das eleições 2019 da UBE.
Podemos destacar o apoio de escritores do Estado de Pernambuco, além, dos  membros escritores da UBE dos Estados da Paraíba, Alagoas, Paraná, Maranhão e Santa Catarina.
Renato Siqueira avança com sua campanha em busca de mais apoios visando a ampliação da UBE em todo o território nacional.


quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

RENATO SIQUEIRA DISPUTA PRESIDÊNCIA NACIONAL DA UBE



Pela primeira vez nos 60 anos de história da União Brasileira de Escritores - UBE, a Instituição Literária poderá ser presidida por um membro escritor de um núcleo do interior do Estado.

Na segunda-feira, dia 17, deste mês, após a divulgação do Edital de Eleição da UBE, o agora, candidato ao cargo maior da entidade, Renato Siqueira, fez em Recife, ao lado de alguns membros que vão compor a chapa, o anúncio da sua candidatura à sucessão do presidente, o escritor, Alexandre Santos.


Renato ao lado dos escritores de Garanhuns e com o apoio incondicional do atual presidente da UBE, Alexandre Santos, implantou o núcleo da Suíça Pernambucana. Em dois anos de mandato, de forma continuada ampliou o número de escritores membros do Núcleo, promoveu e, também, levou a UBE de Garanhuns a participar de grande número de eventos em vários estados do Nordeste, intensificou a articulação em nível estadual e nacional com outras instituições literárias, foi chanceler de homenagens da FLIPO, tornou-se tesoureiro da atual diretoria da UBE, é coordenador da Câmara de Desenvolvimento Cultural para o Agreste de Pernambuco.

O resultado exitoso da gestão do escritor o fez ganhar simpatizantes e admiradores do seu trabalho. Com desenvoltura e sensibilidade de articulação seu nome ganhou respaldo para encabeçar uma candidatura à presidência nacional.

Já no anúncio da chapa, o escritor declarou que, vai intensificar o trabalho de articulação nacional e internacional da UBE, para tanto, vai propor nomes nacionais e internacionais para diretoria, caso seja eleito. O postulante ainda afirmou que, fazem parte da sua chapa  escritores dos estados; Maranhão, Paraíba, Alagoas, Santa Catarina e Pernambuco.

Para os membros do Núcleo de Garanhuns, o apoio e o voto para o representante do Agreste Meridional no cenário nacional, é questão de gratidão e reconhecimento à importância desta candidatura para todos os escritores e artistas de Garanhuns e região.

A eleição acontece dia, 17 de janeiro do próximo ano.



domingo, 23 de dezembro de 2018

UBE - GARANHUNS, REALIZA REUNIÃO FESTIVA E DAR POSSE A NOVO MEMBRO


Neste sábado (22) membros da União Brasileira dos Escritores - UBE estiveram reunidos para comemorar o sucesso da entidade, a amizade, bem como a esperada posse ao seu mais novo membro, Valdir Marino, que é poeta, cantor, locutor, repórter, cantador de histórias, ator e um membro atuante em defesa da cultura da cidade. O seu ingresso foi abençoado pelo DECANO das letras, Emanuel Hélio, que muito emocionado, falou da importância de comemorarmos o Natal com paz, amor e esperanças.

Em uma formalidade peculiar, alguns membros fizeram uso da palavra, dentre eles Édson Mendes, secretário da UBE nacional, que veio trazer seu apoio à candidatura de Renato Siqueira, ex-presidente do Núcleo da UBE em Garanhuns e derramou, generosamente, suas pérolas de sabedoria. Por sua vez José Renato, candidato a presidência da UBE Nacional, falou “importância de sua candidatura, sobretudo para Garanhuns e para o Nordeste, por ter um nome pernambucano indicado, elevando o trabalho e o sucesso que são apresentados pela unidade Garanhuns”.
A reunião foi presidida pelo presidente do Núcleo, Natanael Vasconcelos, que, na ocasião, prestou contas de seus trabalhos afrente da mesma, pelas colocações sobre o momento e as esperanças cultivadas.
                    
Depois da reunião um barulhento “Amigo Secreto” aconteceu e muitos livros foram trocados. Uma linda festa, que também acolheu um artista oriundo da cidade de Moreno que elevou, ainda mais, o nível do encontro.


Uma bela feijoada foi oferecida aos presentes e a amizade fluiu com muita maestria, ao som dos grandes sucessos de uma MPB de qualidade, divinamente cantadas por Valdir Marinho.

Entre membros da UBE, registramos as presenças dos vereadores Audálio Filho e Alcindo Correia,  empresário Walter Santana e o jornalista Gidi Santos.




FONTE: JORNAL SINÁCULO 

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

POEMA PARA AS MULHERES





Mulheres!
Mulheres!
Mulheres!

O que querem?
O que querem?
O que querem?

Se sabem que são perfeitas
de belezas tão diferentes
Tamanhos, Cores, raças, estilos e origens.
Cada uma com o seu próprio DNA avassalador de Afrodite,
possuidoras do sexto sentido, charme e sexo dominante, verdadeiras ninfas.
Na odisseia do amor, sabem como nenhum ser, ir de um extremo ao outro, no mais profundo prazer carnal, onde o verbo jamais será capaz de definir profundo gozo
ah! quem nos dera desvendar a mente de uma mulher,
em cada uma, um mundo,
de sabedoria e de persuasão
que nos põem suplantados  
então,
 o que querem as mulheres?
se não, o seu próprio complemento
O amor!
 no sentido macro da palavra


WANDO PONTES,
 DEZEMBRO DE 2018

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

UBE NACIONAL VAI ELEGER NOVO PRESIDENTE E O NÚCLEO GARANHUNS SE PREPARA PARA PARTICIPAR DA ELEIÇÃO.



Na última sexta-feira, dia 15, uma comissão de escritores da UBE Núcleo Garanhuns, se reuniu para discutir e tomar providências cabíveis para a Assembleia Geral de eleição da nova diretoria nacional da Instituição Literária, a realizar-se no dia 17 de janeiro de 2019, para o biênio 2019/2020.

O Núcleo da Suíça Pernambucana vai ter papal importantíssimo na Assembleia Geral do pleito com a instalação de uma comissão de trabalho, uma urna de votação e um excelente número de escritores aptos a votar.

Mesmo com a ausência do atual presidente da Instituição Literária Garanhuense, o escritor, Natanael Vasconcelos que,  viajava a negócio, os trabalhos foram dirigidos pelo professor e escritor, Albérico Fernandes, com as presenças dos membros do núcleo local, o empresário, Givaldo Calado, o professor, Carlos Janduir, o ex-presidente da UBE/Garanhuns,  Renato Siqueira, o poeta, Sandoval Ferreira e o comunicador e artista plástico, Wando Pontes.

Alexandre Santos e Renato Siqueira
A União Brasileira de Escritores UBE, com sede na capital pernambucana, publicou Edital de Convocação da Assembleia Geral para a Eleição da nova diretoria nacional, assinado pelo atual presidente, o escritor, Alexandre Santos.






CONFIRA ABAIXO A ATA CONVOCATÓRIA:







UBE-NÚCLEO GARANHUNS PARABENIZA O REITOR, PROF. PEDRO FALCÃO, PELO EXEMPLO DE CONDUÇÃO À FRENTE DA REITORIA DA UPE




Em Brasília, Reitor da UPE cumpre agenda com instituições representativas de universidades brasileiras

O Reitor da Universidade de Pernambuco (UPE), Prof. Pedro Falcão, esteve em Brasília, onde participou na terça-feira (11) da última reunião administrativa da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem), que congrega instituições de ensino superior de todo o país. No encontro, a avaliação do 63º Fórum Nacional de Reitores, realizado em Campo Grande/MS, preparação do 64º Fórum Nacional de Reitores, que acontecerá em Caldas Novas/GO e organização da viagem internacional dos reitores associados no próximo ano. A reunião foi presidida pelo reitor Dr. Haroldo Reimer (UEG).

Prof. Pedro Falcão também participou da 305ª Reunião dos Conselhos Deliberativo e Fiscal do CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, que aconteceu na sede da entidade, no Edifício Via Universitas, também em Brasília, presidida pelo reitor Dr. Benedito Guimarães Aguiar Neto.

Prof. Pedro Falcão tem aproveitado as instâncias acadêmicas para ampliar parcerias, dentro e fora do Brasil, em um processo de consolidação da imagem no país e internacionalização da Universidade de Todos os Pernambucanos.

www.upe.br
Portal do Estudante. Acesse o portal do Estudante da UPE e conheça mais sobre a vida universitária e as ações nos Campi

FONTE: Imprensa:
Ronaldo Cesar Carvalho
VOX COMUNICAÇÃO
(87) 9.9988.0423

domingo, 16 de dezembro de 2018

ESCRITOR DA UBE, RENATO SIQUEIRA, APRESENTA PROJETO DA FLIPO 2019



Na última sexta-feira 14, estiveram reunidos em um restaurante no centro de Garanhuns, o escritor da UBE-Núcleo Garanhuns, Renato Siqueira que também e o coordenador da Câmara de Desenvolvimento e Cultura, o Sr. Claudio Rangel, assessor do Deputado Federal eleito, Fernando Rodolfo e o jornalista da Rádio Sente Colinas Erivaldo Gomes.


Na oportunidade Renato Siqueira apresentou o projeto da VII edição da FLIPO, o evento que vem a cada ano investindo em uma grande variedade de atrações para os seus diversos polos.

A festa Literária internacional do Ipojuca (FLIPO), acontece em Porto de Galinhas é um empreendimento literário que toma por base a plataforma histórica, cultural e turística do município do Litoral Sul.

A festa mobiliza escritores e amantes da literatura em torno de temas culturas de interesse nacional de modo a fortalecer a arte literária e projetar a região através de uma grande festa em torno de temas chamado território da palavra na ária central da vila de Porto de Galinhas.

A festa agrega o Congresso Literário, o Encontro Pernambucano de Escritores, um Festival de Curta Metragens, uma programação musical do Fest Flipo, Espaço Cordel, Tribuna das Artes entre outras atividades.   


FONTE: BLOG DO ANCHIETA GUEIROS

REPRESENTANTES DA UBE-NÚCLEO GARANHUNS PRESTIGIAM PALESTRA DA ESCRITORA GARANHUENSE LUZILÁ GONÇALVES




Representantes da União Brasileira de Escritores UBE- Núcleo Garanhuns participaram do encerramento do I Ciclo de Conferências da Academia de Letras de Garanhuns, a palestra realizada na noite de sábado, 15/12, com a conferência da escritora e acadêmica, Luzilá Gonçalves Ferreira, foi apresentada no auditório do Garanhuns Palace Hotel. A escritora Luzilá Gonçalves expôs sobre o livro “Simoa e seu Avô Desalmado”. Nesta obra, baseada em pesquisa histórica, a autora romanceia a vida de Simoa Gomes, considerado a fundadora de Garanhuns.

Entre os representantes da UBE, o presidente escritor, Natanael Vasconcelos e o médico escritor, Ulisses Pereira.
Mais uma vez o Auditório do Garanhuns Palace foi palco de uma noite inesquecível sobre a história da Cidade das Flores com a literatura espetacular de uma filha ilustre.
A UBE-Núcleo Garanhuns, parabeniza todos os membros da Academia de Letras de Garanhuns, pela realização do evento histórico literário e a participação excepcional da escritora Luzilá Gonçalves.

  

sábado, 15 de dezembro de 2018

UBE-NÚCLEO GARANHUNS, PARABENIZA O ESCRITOR GARANHUENSE, HELDER HERIK, PELA CONQUISTA DO PRÊMIO CEPE NACIONAL DE LITERATURA




A União Brasileira de Escritores UBE - Núcleo Garanhuns, através do seu presidente, o escritor, Natanael Vasconcelos, vem de público, parabenizar o jovem escritor da Suíça Pernambucana, Helder Herik Cavalcanti Soares, pela brilhante conquista do Prêmio CEPE Nacional de Literatura. A sua conquista serve de combustível para a locomotiva da literatura local e regional e, nos honra e enche de ânimo para continuar a defender e promover os escritores e suas obras. 

O Concurso destaca os melhores trabalhos em Romance, Poesia, além de Infanto juvenil

Foram divulgados na quarta-feira (12) os ganhadores do IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura e do I Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantil e Juvenil. Cada um dos certames teve dois ganhadores, assegurando premiações no valor de R$ 20 mil para as categorias Romance e Poesia e de R$ 10 mil para as categorias Infantil e Juvenil. O português naturalizado brasileiro Pedro Veludo foi o vencedor na categoria Romance com o livro O filho das viúvas, enquanto a carioca Stephanie Caroline da Silveira Borges arrebatou o primeiro lugar em Poesia com o seu livro de estreia Talvez precisemos de um nome para isso. O pernambucano Helder Herik Cavalcanti Soares, de Garanhuns, foi destaque no Infantil com a obra Criançaria e o paraibano Gael Rodrigues levou o Juvenil com o título A menina que engoliu o céu estrelado.

Na categoria infantil, o pernambucano Helder Herik Cavalcanti Soares ganhou com o título Criançaria. O autor explora a liberdade criativa do universo infantil, em que tudo é possível, inclusive um sapo latir ou uma aranha palitar os dentes com suas patas de graveto. Ao escrever, o professor de Literatura do Ensino Médio não teve a preocupação de limitar a idade para a qual sua narrativa se dirigia. Helder partiu do princípio que as crianças têm capacidade de compreensão muito além do óbvio, para acompanhar as viagens de Dário e seus bichos, como as letras que saem dos livros, tal qual um formigueiro. 
Nascido em 1979, Helder usou como pseudônimo uma personagem de Gabriel Garcia Marques, de Cem anos de solidão, Rebeca Buendia. Não à toa escolheu uma referência do realismo fantástico de Gabo. Helder já publicou pela Cepe o título Rinoceronte Dromedário, vencedor regional (Agreste) do II Prêmio Pernambuco de Literatura, em 2015.

A Cepe recebeu 1.116 inscrições efetivas de todo o país, além de brasileiros residentes no exterior e estrangeiros naturalizados brasileiros. Desse total, 623 foram destinadas ao IV Prêmio Cepe Nacional de Literatura; e 493 ao I Prêmio Cepe Nacional de Literatura Infantojuvenil.

Para o presidente da Companhia Editora de Pernambuco, jornalista Ricardo Leitão, com os prêmios nacionais a Cepe se consolida no mercado editoral brasileiro como importante indutora da cultura, assegurando espaço para escritores já em atividade e revelando novos talentos.

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

ESCRITOR RENATO SIQUEIRA, PARTICIPA DO ENCERRAMENTO DO ANO LITERÁRIO DA UBE EM RECIFE.


A quarta-feira, dia 12, foi a data destinada a Solenidade de Encerramento do Ano Literário, Especial de Natal e Confraternização da União Brasileira de Escritores - UBE. O evento foi realizado na sede nacional da instituição em Recife, onusto de escritores, 81 membros, da capital, das várias regiões do Estado, como também, das representações dos núcleos da UBE de todo o país.

ALEXANDRE SANTOS E RENATO SIQUEIRA 
O escritor e presidente nacional da entidade, Alexandre Santos, comandou a solenidade e ao usar da palavra, fez uma retrospectiva dos eventos realizados pela agremiação e os demais que a UBE se fez representar. Santos frisou ainda, os avanços conquistados em 2018 e a importância dos núcleos espalhados pelo Brasil.

O representante do Núcleo de Garanhuns, nesse dia festivo na capital pernambucana, o escritor, ex-presidente, atual coordenador da Câmara Brasileira de Desenvolvimento cultural do Agreste Meridional e Tesoureiro da Executiva Nacional,   Renato Siqueira, em seu discurso, fez menção ao atual presidente, o escritor, Natanael Vasconcelos, como também, deu grande ênfase, ao “compromisso da UBE na preservação e valorização do livro”. Ainda pontuou o escritor, a observância neste sentido, as redes sociais em plena expansão.

Na sexta-feira, dia 14, a direção do núcleo Garanhuns se reúne para planejar a sua programação festiva de final de ano. 


POR WANDO PONTES  

ESCRITORA FAZ PALESTRA SOBRE SIMOA GOMES




Próximo sábado, dia 15, na Academia de Letras de Garanhuns, Rua Quinze de Novembro, a escritora Luzilá Gonçalves fará uma palestra sobre o livro “Simoa e seu Avô Desalmado”.

Nesta obra, baseada em pesquisa histórica, a autora romanceia a vida de Simoa Gomes, considerada a fundadora de Garanhuns.

Personagem era uma índia que doou as terras onde futuramente se desenvolveu a cidade e o município.

Na presença de escritores e intelectuais da cidade, Luzilá irá explicar como foi o processo de produção do livro, importante para quem deseja saber mais sobre a formação do município.

Luiz Afonso de Oliveira Jardim, presidente da Academia de Letras de Garanhuns, está convidando os acadêmicos, intelectuais, escritores, historiadores e estudantes para prestigiar a palestra.

Luzilá Gonçalves nasceu em Garanhuns, mas com seis anos de idade foi morar no Recife, onde reside até hoje. Escritora consagrada, já publicou mais de 30 livros.

Mesmo tendo saído da cidade natal ainda criança, mantém uma ligação estreita com a Suíça Pernambucana e sempre participa de eventos literários na cidade.

Em 2015, Luzilá foi homenageada pela Fundarpe e Governo do Estado, no Festival de Inverno de julho.


FONTE: BLOG DE ROBERTO ALMEIDA

Porma RECIFE de Marcos de Andrade Filho


  


A cidade carvalheira
não sofre o corte
das navalhas
do frio nas palafitas
do rio Pina...

A cidade que alimenta Brasília
de rostinhos bonitos
e senhores caquéticos
nada sabe do Coque
nem da teimosia de outra Brasília!

A cidade que espia olindices
do alto do mirante
do mais belo shopping
assobradada num mocambo
desconhece a olindesa vida
e a recifente gente
que se enfia em lotadíssimos
totós jardins são paulos cidades universitárias pe-15 xambás...

Não se cavalgam cavalcantis,
mas poetas cavalgam
cantos
pelos quatro cantos
do Derby!

Pouco tempo para poesia
há no Recife
dos galos padeiros...

Genuína poesia resiste
cortada de capibaribes
beberibes jordões
timbós pinas...

Miró repousa
na Muribeca
e o Recife de beca
nem mira Miró...

Recife...
Tanta desunião...
Pragas do meu avô...

Já te acabaste,
mas olho meu punho
e as veias nele
parecem um mapa
da Veneza de Nassau...

Quando eu cortar meus punhos com uma navalha
numa perfeita linha reta, Recife,
chamarei esse corte de Avenida Caxangá...
Se o corte for longo
e tortuoso,
será uma Avenida Norte...
mesmo sabendo
que há um Recife que desconhece tudo entre
o Brum e a Macaxeira!

Porque a cidade carvalheira
apenas pensa
que não sofre
a fria lâmina
das navalhas!

Marcos de Andrade Filho 

Recife, 06 de dezembro de 2018