A União Brasileira de Escritores (UBE), sediada no Recife, promoveu um encontro literário na noite dessa quarta-feira (14) em comemoração aos 60 anos da instituição. O evento, realizado na sede, denominada Casa Rosada da Rua Santana, no bairro homônimo, Zona Norte da capital, reuniu dezenas de escritores pernambucanos. Na ocasião, foi instituído o Ano Literário Raquel Carrilho, escritora que será homenageada durante 2018.
A UBE foi criada em 17 de janeiro de 1958 com o objetivo discutir políticas públicas referentes à literatura. Com sede no Recife e em São Paulo, hoje conta com 1.300 escritores associados.
Presidente da entidade há 10 anos, o escritor Alexandre Santos ressalta que a UBE é uma associação para quem escreve e para quem lê. "A leitura é mais do que um instrumento de entretenimento. As pessoas que leem compreendem o mundo sob outra ótica e passam a ser mais resistentes à manipulação. A leitura é a melhor forma de preservar a democracia", diz.
Para estimular a leitura, a União realiza programas culturais, entre eles, o Quarta às Quatro, que reúne, todas as quartas-feiras às 16h, cerca de 50 escritores em um sarau na sede da instituição. A UBE também promove o projeto O Amor na Literatura, com a realização de palestras mensais de escritores em escolas do Recife, e as Jornadas Culturais, que levam escritores para outras cidades de Pernambuco para um intercâmbio cultural e que já percorreu mais de 30 municípios.
A escritora Fátima Almeida, associada há oito anos, reforça a importância da troca de experiências proporcionada pela entidade. "É aqui que a gente se encontra, que falamos dos nossos trabalhos e escutamos as pessoas falarem sobre as coisas que escrevem, reforçando o valor da literatura", conta.
Folha de Pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário