domingo, 25 de março de 2018

UBE PARTICIPA DO PROJETO ARTES NA ESTAÇÃO


O artista plástico Wando Pontes e o poeta Sandoval Ferreira, estão expondo suas obras durante todo o mês de março no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcante em Garanhuns. A exposição faz parte do Projeto Artes na Estação de responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo em parceria com a Secretaria de Educação. A sala destinada às exposições recebe a  segunda temporada do projeto e fica aberta ao público em geral e também, aos estudantes da rede pública de ensino que visitam a exposição e são recepcionados pelos próprios artistas que realizam apresentações e breves palestras sobres suas atividades artísticas.
Wando Pontes,criador da tela que deu origem ao selo comemorativo do primeiro aniversario de um ano da UBE no município de Garanhuns,tem demonstrado uma atenção especial a instituição ,mais uma vez e motivo de comemoração e a certeza que como instituição literária a ube tem se consolidado e sempre buscando novas parcerias. Aproveitando a recente mudança na data de emancipação política administrativa de Garanhuns, agora comemorada no dia 10 de março, levou para a exposição sua coleção de telas, Belezas de Garanhuns, com mais de uma dezena de obras que retratam os pontos turísticos da cidade, suas praças, parques e casarios centenários retratados em óleo sobre tela, além de outras pinturas que mostram a versatilidade do artista com as várias técnicas que passam pelo realismo, pelo impressionismo e pelo espatulado.
O poeta Sandoval Ferreira,tem atuado junto a UBE desde a  sua instalação e ao mesmo tempo revelando-se como um grande artista ,com uma visibilidade muito importante, que     expõem seus mais recentes trabalhos em áudio (CD), livros de poesias de cordel e humor. O cordel com humor está presente também no novo show que o artista popular tem apresentado nos palcos das cidades em Pernambuco e em outros estados.
Em Garanhuns o projeto Artes na Estação junta as obras de um pintor e de um poeta, mais um exemplo que, a literatura é capaz de criar um mundo de imagens e cores e as artes plásticas de transportar uma obra literária para uma tela.


Postado por:Jose Renato Siqueira

sábado, 24 de março de 2018

UBE PARTICIPA DO PROJETO MEMÓRIAS DE GARANHUNS: ESCOLA MUNICIPAL INSTITUTO PRESBITERIANO DE HELIÓPOLIS

Em comemoração aos 207 anos de Garanhuns, foram vivenciados momentos riquíssimos de reflexão sobre a importância de nossa cidade, da nossa cultura, da nossa história e das pessoas que compõem tudo isso, de modo a fomentar a construção de uma identidade cidadã e a noção de pertencimento por parte dos estudantes.

Esse projeto foi realizado durante todo o mês de março, envolvendo excursões pedagógicas, pesquisas, produção de maquetes, cartazes, cordéis, entrevistas, sendo encerrado hoje, dia 23, nos três turnos, mediante a socialização das produções realizadas em sala e a contribuição intelectual e cultural de várias personalidades locais.

Estiveram presentes os seguintes escritores: Mário Rodrigues, João Marques (autor do Hino de Garanhuns), Professor e Historiador AntônioVilela, Professor e Esportista Igor Cipriano, Renato Siqueira, Presidente da UBE-Núcleo Garanhuns, e Prof. Carlos Janduy. Além deles, os cantores Rogério Diniz (do grupo Rogério e os Cabra), Andrea Amorim e Nando Azevedo enriqueceram ainda mais o evento. O momento impar do evento foi as homenagens aos escritores: Carlos janduy, Alberico Fernandes e Melchiades Montenegro, mais uma vez a UBE de Garanhuns é referência em eventos mostrando a capacidade  e revelando grandes autores locais.

O evento foi finalizado com a exposição das produções dos estudantes em salas temáticas, resgatando as memórias, patrimônio cultural e a história da Cidade das Flores.

Fonte: blogdoanchietagueiros/texto prof Calos janduy/foto

segunda-feira, 19 de março de 2018

ATA POÉTICA 15 ANOS DO PROGRAMA QUARTA ÀS QUATRO



No dia 14 de março do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2018, em uma morna tarde, às 16 horas, sob um frondoso cajazeiro margeando o terraço da Casa Rosada, sede da União Brasileira de Escritores-UBE, em comunhão literária formou-se um grupo de intelectuais, para mais uma edição do mais longevo programa literário brasileiro, o QUARTA ÀS QUATRO, que na segunda-feira, dia 19 desse mês de março completa 15 anos de atuação ininterrupta. O coordenador, pastor dos poetas, escritor Geraldo Ferraz, abriu o encontro lendo as efemérides da semana exaltando o aniversário do Programa. Dulce Albert, cantou o hino da UBE sendo delirantemente aplaudida, Cássia Magalhães anunciou seu neto Carlos Tadeu que encantou a todos com um solo de flauta. Mary Luci Maciel declamou um poema de Castro Alves em homenagem ao aniversário desse prodigioso baiano. O vento Nordeste que outrora era livre de poluição ajudava a diminuir o mormaço que anunciava chuva. Edilson Lucas Farias leu um profundo texto filosófico enquanto Nadeja Andrade tirava seu costumeiro cochilo. José Anderson, declamou um dos poemas do seu livro convidando a todos para o lançamento. Socorro Costa com seu charme habitual, leu mais uma das suas reportagens literárias. Ademar Rodrigues fez suas costumeiras críticas concluindo com seu tradicional MILsericórdias. O som dos pássaros anunciando o crepúsculo que se aproximava, enchia de gorjeios a tarde mágica, embora buzinas irritantes tonitruassem de quando em vez. Rachel Carrilho muito orgulhosa por ter seu nome como ANO LITERÁRIO RACHEL CARRILHO, agradeceu as contribuições para o bom funcionamento da UBE. Telma Brilhante leu mais um texto tratando da saudade do seu Ceará. Luciene Freitas abanando-se com um leque importado da feira de Vitória de Santo Antão, declamou um poema de um dos seus livros. Muitos outros apresentaram trabalhos. Eu, Melchiades Montenegro lavrei a presente ATA POÉTICA, quase totalmente ficcional para homenagear os 15 anos do PROGRAMA QUARTA ÀS QUATRO. Parabens ao Coordenador Geraldo Ferraz que o conduz com maestria.

Fonte:Melchiades Montenegro

quinta-feira, 15 de março de 2018

UNIÃO BRASILEIRA DE ESCRITORES COMEMORA 60 ANOS EM SOLENIDADE NO RECIFE



A União Brasileira de Escritores (UBE), sediada no Recife, promoveu um encontro literário na noite dessa quarta-feira (14) em comemoração aos 60 anos da instituição. O evento, realizado na sede, denominada Casa Rosada da Rua Santana, no bairro homônimo, Zona Norte da capital, reuniu dezenas de escritores pernambucanos. Na ocasião, foi instituído o Ano Literário Raquel Carrilho, escritora que será homenageada durante 2018.

A UBE foi criada em 17 de janeiro de 1958 com o objetivo discutir políticas públicas referentes à literatura. Com sede no Recife e em São Paulo, hoje conta com 1.300 escritores associados.

Presidente da entidade há 10 anos, o escritor Alexandre Santos ressalta que a UBE é uma associação para quem escreve e para quem lê. "A leitura é mais do que um instrumento de entretenimento. As pessoas que leem compreendem o mundo sob outra ótica e passam a ser mais resistentes à manipulação. A leitura é a melhor forma de preservar a democracia", diz.

Para estimular a leitura, a União realiza programas culturais, entre eles, o Quarta às Quatro, que reúne, todas as quartas-feiras às 16h, cerca de 50 escritores em um sarau na sede da instituição. A UBE também promove o projeto O Amor na Literatura, com a realização de palestras mensais de escritores em escolas do Recife, e as Jornadas Culturais, que levam escritores para outras cidades de Pernambuco para um intercâmbio cultural e que já percorreu mais de 30 municípios.

A escritora Fátima Almeida, associada há oito anos, reforça a importância da troca de experiências proporcionada pela entidade. "É aqui que a gente se encontra, que falamos dos nossos trabalhos e escutamos as pessoas falarem sobre as coisas que escrevem, reforçando o valor da literatura", conta.

Folha de Pernambuco