segunda-feira, 7 de maio de 2018

A BOA POESIA DO GARANHUENSE ADELMO CAMILO




Adelmo Camilo, garanhuense da gema, é formado em Pedagogia pela UFRPE e fez pós-graduação em Cultura e Literatura. Começou a se interessar pela poesia desde cedo e fez parte da Sociedade dos Poetas Vivos João Cabral de Melo Neto, um grupo formado por jovens que fez história em Garanhuns, coordenado pelo professor Eliel Duarte.
Camilo editou jornais literários, participou do livro com a coletânea de poemas da Sociedade João Cabral e ao longo dos anos tem aprimorado suas técnicas de escritor e poeta.
Há pouco tempo o jovem Adelmo Camilo (tem pouco mais de 30 anos) lançou o livro “Cãomalehomem”, um trabalho maduro, que revela o talento do garanhuense, atualmente trabalhando como Coordenador Pedagógico do Ensino Fundamental II, no Colégio Diocesano.
“Cãomalehomem”, a partir do título, joga com as palavras, é objetivo, conciso e traz poemas,  em sua maioria curtos, que dizem muito em poucas palavras.
Dividido em partes, o livro faz uma reflexão sobre o homem, o amor (ou amores), os tempos de hoje, a inversão de valores, as paixões, a própria arte da poesia.
É um livro para ser lido e relido muitas vezes, pois alguns versos são muito inspirados e estão dentre os melhores já produzidos em nossa literatura.
Como no sensual poema “Era uma vez...”
Ela estava
Com
Um vestido
Nu
Corpo lindo

E ele a conquistou
E antes mesmo do casamento

Descobriram-se
Huma-nus

Em Análise de uns Dezcursos, dedicado “ao mestre sem carinho”, fina ironia em relação aos professores ou intelectuais cheios de títulos, que arrotam por aí sua sapiência:

Tem doutorado
É “phdeus”
E cospe nos discípulos
A saliva que não tem

Há espaço para uma crítica à cidade, nos versos de “Drogarias”:

Garanhuns das  farmácias e das igrejas
Das hecatombes diáras

Garanhuns doente
Mas ô cidade!
Sem fé não há cura.

Outra pérola em “Descorado”:

Estou branco (todo)
Antes era preto e branco (por fora)
Dentro de mim havia um arco-íris.

A sensualidade novamente no jogo de palavras, no feliz uso  de blue (do inglês) em “A Cor da Pele”:
Me excitei
Com o azul
De sua
Nudez.

O livro de Adelmo Camilo pode ser encontrado na livraria Café, na Avenida Rui Barbosa, ou no Colégio Diocesano.

“Cãomalehomem” tem orelha do professor e escritor Paulo Gervais e prefácio do também escritor Wagner Marques. Os dois não colocariam seus nomes num livro que não tivesse qualidade.
Na verdade, é impossível não gostar da poesia de Camilo. 
Foto:Reproduzida da pagina do Facebook do escritor/blog de roberto almeida 

Nenhum comentário:

Postar um comentário